top of page

Aditivo nutricional aumenta o índice de sobrevivência e diminui parasitismo em tilápia durante a fas

  • giovanirpapa
  • 9 de fev. de 2015
  • 2 min de leitura

images (2).jpg

Fonte: http://www.observasc.net.br/



Que a tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) é a queridinha de produtores ninguém contesta. Contudo, um dos grandes desafios no processo de cultivo está na maturação precoce e na reprodução descontrolada da espécie, que leva a um superpovoamento dos tanques, acarretando uma grande competição por espaço e alimento. E o que era para ser um cultivo produtivo, acaba ocasionando baixo crescimento e tamanhos variados entre os peixes. Um das técnicas que auxilia no controle populacional dos animais, proporcionando aos produtores a obtenção de populações compostas apenas por machos é a utilização de hormônios masculinizantes.


Nesta fase, o processo de reversão sexual é estimulado por hormônios, os machos favorecem um cultivo com maior potencial de crescimento. Porém, essa fase de masculização da tilápia em hapas é a que apresenta condições empobrecidas da qualidade de água. A proliferação de perifíton e a perda de nutrientes para a coluna d'água devido o uso de ração farelada, estimula altas pressões por ectoparasitos sobre as larvas e alevinos em formação, podendo haver grandes perdas, relacionadas com a mortalidade de animais.


Santiago Benites de Pádua entre outros pesquisados, avaliaram o efeito da combinação de aditivos nutricionais naturais em 42.000 larvas de tilápia do Nilo logo após a absorção do saco vitelínico, num período de 12 dias, onde foram repicados por um período de mais 18 dias. O experimento foi composto por dois grupos, G1: grupo teste contendo 6 g de Aquate FishTM/kg de ração farelada da marca Supra + hormônio masculinizante; G2: grupo testemunha que recebeu a mesma ração + hormônio masculinizante, porém omitindo a adição do Aquate FishTM. A avaliação dos aditivos sobre a incidência de parasitoses, bem como seu efeito sobre os índices produtivos durante a fase de masculização da tilápia, indicaram que a adição de Aquate FishTM resultou num aumento significativo na taxa de sobrevivência do grupo tratado com este aditivo. Além de resultar em um menor parasitismo nas larvas de tilápia durante a fase de masculinização em hapas.


Foto: portuguese.alibaba



 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page