top of page

A utilização do mergulho científico para compreender as interações entre espécies

  • giovanirpapa
  • 23 de abr. de 2015
  • 2 min de leitura

Fonte: Phys.org


Jacques Cousteau foi um oficial da Marinha Francesa, documentarista, cineasta e oceanógrafo mundialmente conhecido. Foi pioneiro na utilização de tecnologia em favor do mergulho subaquático e um importante fundador do movimento de conversação ambiental. Cousteau inspirou diversas gerações de cientistas marinhos que através do mergulho científico auxiliaram e auxiliam na compreensão do funcionamento dos ecossistemas aquáticos. Um destes seguidores é o professor de ciências marinhas da Uconn (Universidade de Connecticut) Peter Auster.


Ele tem dedicado toda a sua carreira em pesquisas sobre a variação das paisagens subaquáticas e a distribuição e abundância de peixes, focando na compreensão dos impactos ecológicos da pesca e no desenvolvimento de uma base científica para a utilização de áreas protegidas como uma ferramenta de conservação. Atualmente Auster vem levantando informações sobre a Ilha de Coco, situada no litoral sul da Costa Rica no Oceano Pacífico.

divingfordat.jpg

O Parque Nacional da Ilha do Coco possui regulamentos que proíbem todos os tipos de pesca ao redor da ilha, possuindo assim, um meio ambiente subaquático totalmente preservado. O interesse do pesquisador na ilha é analisar o efeito da interação entre espécies nas populações de peixes.


O objetivo principal é compreender como o comportamento de caça de uma espécie pode afetar a alimentação de outra. Um exemplo é o tubarão-galha-branca (Carcharhinus longimanus), que procura suas presas ao redor e embaixo de corais. Quando eles fazem isso, acabam expulsando presas que estavam escondidas, que são comidas frequentes dos xaréus (Caranx melampygus), peixes que costumam seguir os tubarões.


Documentar estas interações é essencial para compreender como uma população de peixes afeta diretamente outras através de seu comportamento. De acordo com Auster, estes estudos permitem que cientistas criem modelos mais precisos no âmbito da dinâmica populacional de peixes, como também, uma importante ferramenta para a gestão do uso sustentável dos ecossistemas marinhos e para a conservação da diversidade.

1-divingfordat.jpg


Fotos: Peter Auster

 
 
 

Comments


Featured Posts
Recent Posts
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page